Tutorial

Modelos Disponíveis

Ao rolar a Home Page você encontrará os modelos disponíveis no Datavisus.

modelos

Modelos do DataVisus

Clique nos botões localizados acima dos modelos para filtrar os gráficos de acordo com a opção desejada.

Estão disponíveis gráficos de área, bolhas, colunas, cordas, dispersão, fluxo, frequência de palavras, linhas, pirâmide, pizza, rosca, treemap e zoomable. O sistema conta ainda com dois modelos de mapas.

Gráficos de Área

São usados para apresentar tendências ou realçar alterações ao longo do tempo. Normalmente, são usados para representar dados que ocorrem em um período de tempo contínuo. Este tipo de gráfico mostra também o relacionamento das partes com um todo, uma vez que exibe a soma dos valores contidos em cada coluna.

Gráficos de Bolhas

Usam o tamanho dos círculos para comparar valores. Embora menos precisos em termos de perceptividade visual quando comparados aos de colunas, podem acomodar simultaneamente centenas de pontos de dados, um número de objetos que seria inviável para vários outros tipos de gráficos. Este modelo usa cores para separar grupos.

O diagrama de Bolhas em Níveis: ilustra diversos valores agrupados em três diferentes níveis hierárquicos. O tamanho dos círculos é usado para comparar valores. O menu horizontal na parte superior do gráfico permite o agrupamento e a visualização das bolhas de acordo com o nível hierárquico escolhido.

Gráficos de Colunas

São usados para comparar valores entre diversas categorias. Podem ser usados quando a ordem das informações apresentadas no eixo x não for importante.  Colunas empilhadas possibilitam a comparação de partes de um todo ou a alteração de partes de um todo ao longo do tempo.

Diagrama de Cordas

Diagramas de cordas apresentam as relações existentes entre diversos grupos através de arcos com diferentes espessuras, que partem de determinadas fontes em direção a alvos específicos. Na tabela de dados, estas informações são organizadas nas colunas “origens” e “destino”.

Gráficos de Dispersão

Gráficos de dispersão são usados para comparar dois conjuntos de valores ou pares de dados. Neste modelo, os pontos são apresentados em diferentes diâmetros, de acordo com a magnitude da variável atribuída à série “valor” e em grupos, classificados em diferentes cores de acordo com legenda.

Diagrama de Dispersão com Correlação de Pearson: gráficos de dispersão são usados para comparar dois conjuntos de valores ou pares de dados. Neste modelo, a variável apresentada no eixo y permanece fixa, enquanto a variável ilustrada no eixo x pode ser selecionada por meio do menu localizado à direita do gráfico. O grau de correlação entre as duas variáveis escolhidas pelo usuário é calculado por meio do coeficiente de correlação de Pearson. Neste modelo, os pontos são classificados em diferentes grupos de cores.

Diagrama de Fluxos

Em linhas gerais, o diagrama de fluxos e saldos ilustra dois grandes conjuntos de dados quantitativos e o saldo existente entre eles no período avaliado. Na tabela de dados, os valores são subdivididos em dois grandes grupos: entrada (valores representados em vermelho, na parte inferior do gráfico) e saída (valores representados em verde, na parte superior do gráfico).

Frequência de Palavras

Este modelo apresenta palavras usando diversos tamanhos de fontes. O tamanho da fonte em que a palavra é apresentada é uma função do número associado a cada palavra na tabela de dados: palavras associadas a números maiores são desenhadas em fontes de tamanho maior, enquanto que palavras associadas a números menores são grafadas em fontes de tamanho menor. O modelo prevê a inserção de informações categorizadas em grupos e períodos temporais.

Gráficos de Linhas

São usados para apresentar tendências ao longo do tempo (anos, meses, quinzenas ou dias, por exemplo) ou categorias. Podem ser utilizados quando houver muitos pontos de dados e quando a ordem das informações apresentadas no eixo x for importante.

Pirâmide

Gráfico utilizado para representar as diferenças quantitativas entre as diversas faixas etárias de determinada população, juntamente com a diferenciação por sexo. Este modelo possibilita a inserção e visualização dos dados de diversos períodos e localidades.

Pizza

Este modelo é usado para mostrar o tamanho proporcional de valores de uma série de dados que podem ser somados. Mostra uma única série de dados, sendo útil para dar ênfase a um elemento importante.

Gráfico de Multi Pizzza: este modelo é usado para mostrar o tamanho proporcional de valores de uma série de dados que podem ser somados. Mostra diversas séries de dados, que podem ser selecionadas na barra posicionada abaixo do gráfico.

Rosca

Este modelo é usado para mostrar o tamanho proporcional de valores de uma série de dados que podem ser somados. Mostra uma única série de dados, sendo útil para dar ênfase a um elemento importante.

Gráfico Multi Rosca: este modelo é usado para mostrar o tamanho proporcional de valores de uma série de dados que podem ser somados. Mostra diversas séries de dados, que podem ser selecionadas na barra posicionada abaixo do gráfico.

Treemap

É um gráfico hierárquico que subdivide a área total da figura em retângulos proporcionais aos valores das variáveis atribuídas às séries. Este modelo usa cores para separar grupos.

Zoomable Sunburst

Este modelo utiliza um layout radial para representar dados hierárquicos. A hierarquia dos valores ou categorias ocorre de dentro para fora, a partir do centro. As linhas radiais separam os círculos em segmentos, sendo que o ângulo de cada segmento é proporcional ao valor da variável. Além de apresentar o relacionamento hierárquico entre os dados, o modelo também permite a comparação entre os valores representados.

Mapa Coroplético

Mapa em que os valores da variável escolhida são agrupados em intervalos de classe, sendo atribuída uma cor em escala ordenada para cada grupo de valores. Em seguida, cada polígono é colorido de acordo com o valor correspondente. Cada um dos 645 municípios paulistas é identificado através do código de sete dígitos do IBGE.

Mapa de Clusters

Este modelo permite a representação de coordenadas geográficas em formato de graus decimais sobre a base cartográfica do Google. O modelo gera clusters espaciais formados por concentrações diferenciadas de pontos georreferenciados, de acordo com o nível de zoom do mapa.

Fundação Seade Av. Prof. Lineu Prestes, 913 - Cidade Universitária - São Paulo/ SP Brasil -
CEP: 05508-000 - PABX (11) 3324-7200
Fale Conosco (11) 3324-7400 - faleconosco@seade.gov.br